Histórico dos quadrinhos no Brasil – Parte 2

ANOS 60

Surgiu uma revista em quadrinhos com personagens brasileiros. Foi o Pererê, de Ziraldo. Com temática ecológica, seu principal personagem era um saci. Outro cartunista importante foi Henfil, com personagens contestadores (Graúna e os Fradinhos).

Mas houve o golpe militar e com isso as proibições ocorreram no país devido à sensura. Com isso, esse movimento inspirou publicações jotnalísticas cheias de charges (O Pasquim), que criticava a ditadura, apesar das perseguições.

ANOS 70

Foi o predomínio dos quadrinhos infantis, com o início das publicações de Maurício de Souza e a montagem pela Editora Abril de um estúdio artístico. Com isso, dava oportunidades para vários talentos, como produções de histórias do Zé Carioca e de vários personagens da Disney e também adquirindo direitos da Hanna Barbera.

No mesmo peíodo começou a circular no Brasil a revista MAD em versão portuguesa, que além dos trabalhos originais, trazia também os nacionais, fazendo surgir revistas similares,como Pancada e Crazy.

ANOS 80

Consolidou o trabalho de vários artistas nacionais, tais como Argeli, Glauco e Laerte, estabelecendo os quadrinhos underground. Ouros rotularam esta turma como representantes do “pós-underground”. Desenharam para o circo editorial em revistas como Circo e Chiclete com Banana. Argeli, Glauco e Laerte separados renderam personagens como Rê Bordosa, Geraldão e Overman e Piratas do Tietê. Mais tarde, juntou-se a eles o quadrinista gaúcho Adão Iturrusgarai.

Rê Bordosa

Rê Bordosa

A Folha também sai piblicando as tiras de Caco Galhardo (Pescoçudos) e Fernando Gonsales. Surgem publicações independentes (fanzines), aproveitando o boom das HQs no país em meados dos anos 80, devido ao sucesso da importação internacional do material inovador que originou a chamada Era de Bronze dos quadrinhos.

Em breve, publicarei a terceira e última parte desse histórico.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: