Histórico dos quadrinhos no Brasil – Parte 1

Começou no século XIX, através de sátiras conhecidas como cartuns e daí foi até se popularizar com as tiras de jornais. Apesar disso, as influências estrangeiras foi muito grande. O estilo Comics americano é o predominante, ams vem perdendo espaço para os mangás japoneses.

Alguns artistas tupiniquins têm trabalhado com ambos os estilos como Roger Cruz (X- Men) e Mike Deodato (Thor, Mulher Maravilha, etc).

TIRAS

Não são originárias do Brasil, mas sob influência rebelde contra a ditadura na década de 60 e mais tarde, nos  anos 80, a tira brasileira ganhou uma personalidade muito mais atirada do que a americana.

PIONEIRO

Angelo Agostini criou uma tradição de introduzir desenhos com temas de sátira (as charges). Entre seus personagens estavam o “Zé Caipora” e “Nhô Quin”. A revista O Tico-Tico, criada em 1905, foi considerada a primeira revista de quadrinhos no Brasil.

Zé Caipora, de 1886

Zé Caipora, de 1886

Em 1939 foi lançada a revista O Gibi, nome que se tornaria sinônimo de revista em quadrinhos no Brasil e em 1942 surgiu o Amigo da Onça, célebre personagem que aparecia na revista jornalística O Cruzeiro.

Lá nos anos 50, surgiram novos quadrinistas brasileiros. Naquela época as capas do Pato Donald ficavam à cargo da produção de Álvaro de Moya para a Editora Abril. Há ainda Gutemberg Monteiro (Tom & Jerry). Nesse mesmo período surgiram os trabalhos independentes de Carlos Zéfiro, mestre dos quadrinhos eróticos.

Através de tirinhas, estrearam os personagens de Maurício de Souza, em 1959,que aliás comemora esse ano os seus 50 anos de carreira. Só na década de 70 suas histórias passaram a ser publicadas em revistas, começando pela Abril, passando pela Globo e, recentemente, em 2007, pela Editora Paninni. Atualmente foi lançada a versão adolescente da turminha em versão mangá: Turma da Mônica Jovem.

Em breve trarei mais notícias a respeito do histórico de quadrinhos no Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: